CRIANÇA É RESSUSCITADA NA CALIFÓRNIA APÓS TER SIDO LEGALMENTE ATESTADA COMO MORTA (Fonte CNN, 10 de Novembro 2003)

Uma criança de 20 meses afogada na piscina de sua residência na Califórnia, respondia a estímulos sonoros ontem. Esta criança sofreu uma parada cárdio-respiratória por afogamento e foi tentada a ressuscitação no local por paramédicos e no hospital por médicos sem sucesso. Ela havia sido dada como morta, quando o legista chamado para documentação do óbito, e após abrir o plástico preto, reparou movimentos no tórax da criança. Nisto já haviam se passado 40 minutos da desistência dos médicos e 2 horas após ter sido encontrada na piscina com a face voltada para a água. O legista chamou os médicos de volta e eles desta vez conseguiram ressuscitar a menina. Esta história ainda não tem todo desfecho pois não sabemos se a menina irá recuperar a consciência, fato raro após tanto tempo de PCR.

COMO ISTO PODE OCORRER???

   Não é incomum em casos de afogamento ocorrer ressuscitações após longo período de submersão. Isto ocorre em decorrência do reflexo de mergulho atuando conjuntamente com a hipotermia que protege o cérebro de lesões permanentes ou pelo menos estende o prazo geralmente tolerado de 4 a 6 minutos.

Portanto antes de decidir pela interrupção de uma RCP em casos de afogamento ou hipotermia, tenha a certeza de que a vítima esta com uma temperatura corporal acima de 34oC, e mesmo assim a assistolia persiste, este é a permissão para desistir de ressuscitar.

Clique aqui para saber mais sobre o assunto.