Nota à Imprensa
Tubarão-lixa apreendido em restaurante de Ipanema
 
Por Marcelo Szpilman*
 
Na segunda-feira, dia 25/09, recebemos a seguinte denúncia de um conceituado professor da UFRJ:
 
Estou escrevendo para denunciar que o Mio Restaurante, em Ipanema, está mantendo um cação-lixa confinado num aquário de pequenas dimensões (talvez um metro quadrado). Há também uma moréia no mesmo espaço. O restaurante é reincidente nisso, pois há dois anos tinha dois cações-lixa confinados no mesmo aquário, de onde foram retirados depois de uma denúncia a vocês (Instituto Aqualung). É bastante claro para mim que esta situação, aliás de bastante mau gosto para os fregueses e deseducativa diga-se de passagem, configura maus tratos para animais da fauna silvestre que usualmente vivem em grandes áreas. Espero que esta denúncia ajude a conseguir, com a ajuda da influência e prestígio de vocês, providências das autoridades responsáveis.

Fui ao local para confirmar a denúncia e entrei em contato com o IBAMA-RJ, que imediatamente se prontificou a fazer uma visita de fiscalização.
 
Ontem, terça-feira, dia 26/09, a equipe de fiscalização do IBAMA-RJ, acompanhada pela equipe do Projeto Tubarões no Brasil (PROTUBA) e pelo representante da SEPDA (prefeitura do Rio), fez a constatação de que se tratava de uma jovem fêmea de tubarão-lixa e lavrou um auto de infração. O restaurante terá que pagar uma multa administrativa e responderá à justiça por crime ambiental.
 
O tubarão-lixa ou Lambaru (Gimglymostoma cirratum) é uma espécie com alto risco de desaparecimento na natureza e está listada no Anexo I da Instrução Normativa nº 5 do IBAMA (Ministério do Meio Ambiente) como espécie ameaçada de extinção. Como tal, é considerada FAUNA SILVESTRE, sendo protegida por lei. Para manter, expor, utilizar, capturar ou transportar um animal da fauna silvestre somente com a autorização do IBAMA.
 
A jovem fêmea de tubarão-lixa, com cerca de 4 a 5 anos e 1 metro de comprimento, estava realmente em um aquário com dimensões inadequadas para ela com o único propósito de chamar a atenção dos clientes. Não podendo nadar livremente, o animal tem que se virar nadando verticalmente. É incrível como ainda existem pessoas que teimam em se utilizar dos animais em exclusivo benefício próprio, mesmo sabendo ser proibido. Vale lembrar que o restaurante citado é reincidente.
 
Até que se resolva qual será o melhor destino para o animal, o restaurante será seu fiel depositário e deverá continuar cuidando muito bem do animal. O ideal seria a soltura do animal em seu ambiente natural. Para isso, será necessário saber de onde veio o animal (a qual população ele pertence) e se ele está sadio. Caso a soltura não seja possível por questões técnico-científicas, o animal será então encaminhado para uma instituição competente que lhe possa dar um tratamento adequado. Esse assunto será analisado pelo Ibama, que detém a responsabilidade pelo destino do animal. O Projeto Tubarões no Brasil acompanhará e, se solicitado, dará a assessoria necessária. Apenas a título de curiosidade, o tubarão-lixa só atinge a maturidade sexual com cerca de 10 ou 11 anos de idade, quando tem então mais de dois metros de comprimento. Pode viver até os 30 anos de idade e chega a medir 4 metros e pesar 400 kg.
 
Esse é um bom exemplo da importância das denúncias. Não seja omisso. Faça sua denúncia!
 
Somente com a ajuda e a participação de todos poderemos fazer a diferença em favor da preservação ambiental.
 
O Projeto Tubarões no Brasil, criado e gerenciado pelo Instituto Ecológico Aqualung, é um Projeto de Preservação das Espécies de Tubarões no Litoral Brasileiro que visa a proteger e preservar as populações de tubarões em nossas águas.
 
Se você tiver curiosidade, dê uma olhada no quadro das espécies ameaçadas de extinção publicado pelo Projeto Tubarões no Brasil. Das 88 espécies de tubarões ocorrentes em nosso litoral, 38 já estão em uma das três listas de espécies ameaçadas de extinção. Ou seja, 43% das nossas espécies já estão ameaçadas, em maior ou menor grau, pela pesca predatória e pela sobrepesca.
 
Projeto Tubarões no Brasil
Instituto Ecológico Aqualung
Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030
Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail: 
instaqua@uol.com.br
Site:
http://www.institutoaqualung.com.br 

Visite o site e conheça o trabalho do Protubahttp://www.institutoaqualung.com.br/protuba.html
Aproveite para se associar ao Protuba.  Não fique parado!  Ajude-nos nessa luta!

*Marcelo Szpilman, Biólogo Marinho formado pela UFRJ, com Pós-Graduação Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ, é autor do livro GUIA AQUALUNG DE PEIXES, editado em 1991, de sua versão ampliada em inglês AQUALUNG GUIDE TO FISHES, editado em 1992, do livro SERES MARINHOS, editado em 1998/99, do livro PEIXES MARINHOS DO BRASIL, editado em 2000/01, do livro TUBARÕES NO BRASIL, editado em 2004, e de várias matérias e artigos sobre a natureza, ecologia, evolução e fauna marinha publicados nos últimos anos em diversas revistas e jornais e no Informativo do Instituto. Atualmente, Marcelo Szpilman é diretor do Instituto Ecológico Aqualung, Editor e Redator do Informativo do citado Instituto, diretor do Projeto Tubarões no Brasil (PROTUBA) e membro da Comissão Científica Nacional (COCIEN) da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS).

Caso esta mensagem tenha sido recebida/enviada por engano ou caso deseje cancelar o recebimento de nossos e-mails informativos, favor nos avisar encaminhando uma mensagem de remover através desse  link .