Comunicado à Imprensa
Soltura do Tubarão-lixa apreendido foi muito bem-sucedida
 
Por Marcelo Szpilman*
 
A devolução da jovem fêmea de tubarão-lixa, com cerca de 4 a 5 anos e 1 metro de comprimento, realizada hoje, terça-feira, dia 03/10, pelo IBAMA-RJ e pelo Projeto Tubarões no Brasil (Instituto Ecológico Aqualung) foi muito bem-sucedida e teve ampla cobertura da mídia.
 
A ação de devolução do tubarão começou às 6 horas da manhã, quando os técnicos do IBAMA-RJ e os biólogos do Projeto Tubarões no Brasil foram ao restaurante de Ipanema e retiraram o animal do aquário. Acondicionado em uma caixa de transporte com aereador (cedida pela loja Cia do Aquário), o tubarão foi levado para a Marina da Glória onde embarcou na traineira Velho Marinheiro (da Diver's Quest) rumo à ilha Rasa, distante 17 km da praia de Ipanema.
 
Quando a embarcação chegou ao local de soltura (que será mantido em segredo para a segurança do animal), o tubarão recebeu uma marcação do Ibama, fixada em sua nadadeira dorsal. A marcação visual possibilitará ao Projeto Tubarões no Brasil realizar o monitoramento posterior do animal. O objetivo é fazer o acompanhamento periódico visual e também poder identificá-lo caso haja a recaptura por algum pescador.
 
Após a soltura no mar, que ocorreu à 9h45min, o tubarão-lixa deu algumas voltas em baixa profundidade e depois foi para o fundo, onde deitou-se na areia para descansar e analisar o novo ambiente. Foi acompanhado em todo o seu percurso pela equipe de mergulhadores do Centro de Estudos do Mar Onda Azul, que fez o registro de foto e vídeosub.
 
O tubarão-lixa ou Lambaru (Gimglymostoma cirratum) é uma espécie com alto risco de desaparecimento na natureza e está na lista de espécies ameaçadas de extinção do IBAMA (Ministério do Meio Ambiente). Por essa razão, a devolução de uma única fêmea ao seu ambiente natural é muito importante e promove forte incentivo à reprodução da espécie. Ela só deverá atingir sua maturidade sexual com cerca de 10 ou 11 anos de idade, quando então terá mais de dois metros de comprimento. Poderá viver até os 30 anos de idade, chegando a medir 4 metros e pesar 400 kg, e, nesse meio tempo, poderá produzir ninhadas com 20 a 30 filhotes, uma vez a cada dois anos.
 
Infelizmente, como demonstrou o Estudo sobre a Pesca de Tubarões no Estado do Rio de Janeiro, realizado e publicado pelo Projeto Tubarões no Brasil no 2º semestre de 2005, o tubarão-lixa ou lambaru (Gimglymostoma cirratum) ainda é capturado por 10% dos pescadores, sendo a 17ª espécie mais pescada no Rio de Janeiro. Para tentar reverter essa situação, o Projeto Tubarões no Brasil, com o apoio do IBAMA-RJ, realizará uma palestra educativa para a Colônia de Pescadores Z13 do Rio de Janeiro a fim de conscientizá-los sobre o problema atual dos tubarões e incentivar uma mudança de atitude dos pescadores (devolver ao mar quando houver a captura acidental do tubarão-lixa vivo). Deverão ser convidados a participar também os pescadores esportivos e submarinos e os mergulhadores. O agendamento da palestra já está sendo providenciado.
 
Vale esclarecer ainda que o tubarão-lixa é uma espécie calma e inofensiva que habita o litoral do Brasil, incluindo o Rio de Janeiro, e não representa, absolutamente, nenhuma ameaça aos banhistas.
 
 
Projeto Tubarões no Brasil
Instituto Ecológico Aqualung
Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030
Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail: 
instaqua@uol.com.br
Site:
http://www.institutoaqualung.com.br 

Visite o site e conheça o trabalho do Protubahttp://www.institutoaqualung.com.br/protuba.html
Aproveite para se associar ao Protuba.  Não fique parado!  Ajude-nos nessa luta!

*Marcelo Szpilman, Biólogo Marinho formado pela UFRJ, com Pós-Graduação Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ, é autor do livro GUIA AQUALUNG DE PEIXES, editado em 1991, de sua versão ampliada em inglês AQUALUNG GUIDE TO FISHES, editado em 1992, do livro SERES MARINHOS, editado em 1998/99, do livro PEIXES MARINHOS DO BRASIL, editado em 2000/01, do livro TUBARÕES NO BRASIL, editado em 2004, e de várias matérias e artigos sobre a natureza, ecologia, evolução e fauna marinha publicados nos últimos anos em diversas revistas e jornais e no Informativo do Instituto. Atualmente, Marcelo Szpilman é diretor do Instituto Ecológico Aqualung, Editor e Redator do Informativo do citado Instituto, diretor do Projeto Tubarões no Brasil (PROTUBA) e membro da Comissão Científica Nacional (COCIEN) da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS).

Caso esta mensagem tenha sido recebida/enviada por engano ou caso deseje cancelar o recebimento de nossos e-mails informativos, favor nos avisar encaminhando uma mensagem de remover através desse  link .