Quarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2005
Empresa privada recupera mirantes na orla marítima
LITORAL
Fernanda Carvalho

 

Dois mirantes serão entregues à população de Salvador no próximo sábado. O mirante do Jardim de Alá e de Placaford, que passará a funcionar como centro de apoio náutico do Salvamar, foram recuperados pelas empresas Jotagê e Veja Ambiental, uma das primeiras a pleitear o título de Amiga da Prefeitura. Inspirado no projeto da gestão passada, o prefeito João Henrique lançou um projeto batizado de Empresas Amigas da Prefeitura com objetivo de desenvolver projetos de recuperação de equipamentos públicos.

A contrapartida para as empresas que participarem da gestão da cidade será a divulgação do nome e logomarca no local beneficiado. "Daremos a estas empresas o título de empresa amiga da prefeitura como forma de agradecimento. Certamente a população reconhecerá também o valor desta ação", acredita o secretário de Serviços Públicos, Arnando Lessa.

A parceria, que deve ser estendida por toda a cidade, já traz benefícios para a orla marítima, que além da recuperação de sanitários químicos, da instalação de novos equipamentos, terá a iluminação reforçada no trecho entre o Aeroclube e a Praia de Placaford. A nova iluminação, que quando instalada funcionará das 18h até meia-noite, tornará a prática de exercícios mais segura na orla. Em outros trechos já iluminados à noite, como Barra, Ribeira e Paripe, a prefeitura promete realizar melhorias como troca de lâmpadas e até mesmo de postes onde houver necessidade.
 

Os antigos sanitários químicos também serão recuperados graças ao sistema de parceria público privada.

 

As empresas que se interessarem em firmar convênios, além de consertar os equipamentos, ficarão responsáveis pela manutenção física no período de um ano. A limpeza diária continuará na cargo da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). "Se isso acontecer vai ser ótimo porque a maioria dos nossos clientes reclama da falta de sanitário. Por não termos, perdemos muitos fregueses. Principalmente os turistas preferem ir para praias mais distantes porque aqui não tem infra-estrutura", fala o barraqueiro José Santos, que trabalha na Praia do Corsário.

Além de construção e melhorias dos banheiros já existentes, a banhista Poliana Peixinho avalia que o número de salva-vidas também precisa ser reforçado. "O número de salva-vidas é sempre aquém da necessidade. Agora, com a chegada da maré de março, ficar deste jeito é complicado", avaliou a administradora que caminhava na orla, mas não teve coragem de tomar um banho de mar. "Infelizmente, encontrei o mar sujo. Acho que a prefeitura devia fazer também uma parceria com as ONGs para fazer uma campanha de conscientização da população sobre a importância de conservar as praias limpas", sugere.

Dizendo estar analisando proposta de diversas empresas interessadas em se tornar amigas da cidade, o secretário municipal de Serviços Públicos, Arnando Lessa, anunciou a completa recuperação do Salvamar. "A sede pode desabar a qualquer momento", avalia, acrescentando que neste sábado o prefeito irá lançar ordem de serviço para construção de uma nova sede, que funcionará no mesmo local. Emergencialmente, a procuradoria geral do município autorizou a contratação, sem a realização de concursos, de 40 salva-vidas para atuação durante 90 dias. "A julgar pela necessidade é necessária a contratação de 200 homens", disse Lessa, que já conta com a parceria da Ambev para a aquisição de 30 pranchões de salvamento. "Todos do setor produtivo comprometidos com a cidadania são bem-vindos", convoca o secretário, explicando que todos os projeto apresentados à prefeitura serão analisados. "Vamos discutir cada proposta e, se houver possibilidade legal, autorizar a parceria", concluiu.