PRAIA DA BALEIA - ES

Por David Szpilman

Cheguei de mansinho e fiquei admirando de longe umas marolas que quebravam no horizonte. Vagava pelos meus pensamentos dias de glória no meio da Barra da Tijuca, mas lá estava eu em uma cidade chamada Jacaraípe, em uma praia cheia de pedras e corais onde não havia ninguém.

Foto Rubens Szpilman

 

Estacionou então um carro a uns 10 metros, e de lá saíram 2 surfistas que como eu passaram a ficar ali de pé. Cheguei-me aos locais e perguntei " será que rola alguma coisa lá?" E o mais baixo me respondeu " ta brincando? As ondas estão perfeitas mas está muito grande". Fiquei bem uns 30 segundos pensando a que ondas ele se referia até vir à resposta, mas dá para surfar? E o camarada falou "podemos tentar".

E lá fomos os três, eles dois estavam acostumados com o local, muita pedra, e tão raso que era difícil até entrar e remar.

Nadamos uns 500 m e chegamos no meio do paraíso. Ondas perfeitas de 1,5 a 2 m em cima do coral abrindo para esquerda e deslizando por uns 150 m. Era dropar, atrasar e entubar e sair desenhando nela. Vinha uma atrás da outra, em uma seqüência tão perfeita que pensei estar sonhando...
Hoje realizo que era um sonho, daqueles bem reais que só se vive poucas vezes na vida.
Que saudades da praia da Baleia.