http://waves.terra.com.br/australia/layout4.asp?id=16066&sessao=aus_news

Onda assassina aterroriza Bondi Beach

Por Redação Waves

Bondi Beach, uma das mais famosas praias de Sydney, na Austrália, bastante procurada por turistas do mundo todo para a prática de mergulho, foi palco de uma tragédia decorrente de um fenômeno da natureza sem precedentes, segundo notícia publicada no Surfers Village.

Uma onda enorme surgiu sem aviso no horizonte e varreu a área em que 12 turistas nadavam despreocupadamente, entre as bandeiras que demarcam a área própria para banho, a cerca de 60 metros da praia.

Nem mesmo os mais veteranos entre os salva-vidas locais tinham presenciado algo parecido. Em um dos maiores resgates em massa já realizados na praia, 11 dos 12 banhistas foram salvos, com exceção de um jovem indiano, que acabou falecendo.

 

Praia de Bondi, em Sydney.

Foto: Guto Amorim.

A vítima se chamava Manish Tarafder, 25 anos, residente de Melbourne que estava em Sydney a passeio, acompanhado de amigos, como o sobrevivente Erka Basu, 25.

"Assim como a família da vítima deve estar sofrendo muito na Índia, nós também estamos. Nosso trabalho é salvar e não perder vidas", lamentou Grant McMah, presidente do North Bondi Surf Life Savings Club.

Mas o que torna a tragédia ainda mais lamentável é justamente o fato de os banhistas estarem em uma área teoricamente segura, designada para a recreação. Segundo as testemunhas, mesmo sendo um bom nadador Tarafder estava receoso em entrar na água, mas foi tranqüilizado pelos amigos. "Os salva-vidas estão de olho em nós, não precisamos nos preocupar".

Segundo Peter Agnew, salva-vidas e gerente nacional do Surf Life Saving Australia, "casos de afogamento entre as bandeiras de segurança são bastante raros".

Outro membro do Surf Life Savings Club comentou que se tratou de um fenômeno da natureza do qual ninguém teria controle, mas destacou o excelente trabalho de resgate feito pela equipe, que conseguiu salvar 11 dos 12 banhistas - cinco precisaram de oxigênio.

Depois do incidente, os salva-vidas estão se perguntando o que poderia ter sido feito para evitar o pior. O corpo de Tarafder ainda não foi encontrado.