História

 
 

David Szpilman

 
 

"É uma grande ironia da natureza, que o homem passe os seus primeiros 9 meses na água e o restante de sua existência com medo dela"

Gooden

 
 

 
     
 

História da Página

A idéia desta página nasceu do amor pela água e pelos esportes aquáticos que surgiu nesta nova geração da família "Szpilman".
 

Criados em Copacabana, os três irmãos David, Rubens e Marcelo, cedo tiveram seu contato com a praia de Copacabana, e dela por volta de 1968 já "pegavam jacaré" nas pranchas de isopor forradas com tecido pela mãe, e deslizavam com seus "madeirites" pelas poças nas areias, durante as obras de ampliação da praia de Copacabana. João (o Pai) era um amante da pesca, sendo os fins de semana dedicados invariavelmente a pescarias na Urca, nas costas do Aeroporto Santos Dumont, na praia da Barra da Tijuca, no canal do Rio Morto (praia da Macumba) e até na prainha quando para esta não havia ainda estrada. O Vôlei de praia pela manhã aos sábados e domingos era sagrado para toda a família, e a exploração das diversas opções que a praia nos trás era uma descoberta cheia de alegria, excitação e entusiasmo. Alucinantes eram os dias em que o mar era grande e a laje em frente ao antigo cinema Rian sorria, nos convidando a entrar e aguardar com mais 10 a 20 outras crianças a série entrar e nos levar por 100 a 200 mt até a beira.

 
     
 

 
       
 

O surf com as pranchas de fibra, feitos pelo coronel Parreiras em São Conrado nos deram o deslize que precisávamos para no Arpoador estarmos durante todas as tardes de 2a a 6a feira após as aulas. Nos sábados e domingos os esportes eram variados, mas sempre tinham que durar até a última energia da pilha acabar e assim exaustos retornarmos a casa.

 

O mergulho livre surgiu por acaso, quando resolvemos colocar máscaras para visualizarmos o fundo em que estávamos pescando de linha. Em uma primeira aventura, compramos espetos de churrasco e tentamos, com algum êxito, pegar umas "cocorocas" no costão do Forte do Posto 6. Eram os primeiros ensaios, mas o que certamente deu grande propulsão a passarmos da linha para o arpão foi a nossa ida ao Espírito Santo atrás de ondas. Nesta viagem paramos em uma cidade chamada Meaípe, e como favor a uns pescadores locais, fomos retirar sua rede de pesca que estava presa em uma laje fora da costa. Lembro-me com detalhes, que foi um grande "deslumbre" para nós ao ver, embora na época desconhecêssemos os nomes, badejos, garoupas, olho de cão e uma variedade infinita de outros peixes de grande porte nesta laje que mais parecia um aquário gigante. Certamente Deus abençoou aquele lugar, e até hoje sonhamos com aquele "Éden".

 
     
 

 
     
 

Vai chegando então uma época em que estar na praia durante a semana é ser "rato de praia" e não ter mais o que fazer. Passamos então alguns anos aproveitando somente os fins de semana perto da água, e buscando os nossos caminhos profissionais.

 

David se formou médico, dedica-se a Terapia Intensiva e medicina de urgência trabalhando no helicóptero médico do Corpo de Bombeiros, fundou a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático da qual foi o primeiro presidente, e é um especialista em afogamentos com mais de 90 trabalhos publicados nesta área no Brasil e no exterior. Rubens tornou-se designer e escultor de motivos marinhos em fibra de vidro e resina com trabalhos espalhados por todo mundo, dedicando-se mais intensamente a integração do mar com o interior de ambientes, criando uma intimidade aquática de excelente bom gosto e inovação para os amantes do mar. Marcelo formou-se Biólogo marinho, escreveu 4 interessantes e inéditos livros sobre peixes e animais marinhos perigosos ao homem, que possuem versão em língua estrangeira, sendo um dos idealizadores do famoso Instituto Aqualung que objetiva a preservação ambiental e do qual é Diretor responsável desenvolvendo vários projetos na área.

 

Após passar pelo menos 20 de seus melhores anos brincando com o mar, e mais 15 anos tratando-o de forma profissional, sem esquecer o prazer de ser um "rato de praia", o que nós queremos com a realização desta página é que em primeiro lugar ela seja sua, que você se identifique com este amor pelo mar, e que dê a sua contribuição, da forma como quiser e quando puder, e que se junte a nós, explore esta praia e seus mistérios e torne-se um "Rato de Praia".

 

Agora esta página está aberta a sua contribuição e participação - brinque com ela!

David Szpilman
Rubens Szpilman
Marcelo Szpilman

 

Responsável técnico:
Dr David Szpilman

Médico do Grupo de Socorro de Emergência - Aeromédico - GSE - CBMERJ.
Chefe do Centro de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Miguel Couto - RJ.
Membro do Conselho Médico e Diretorda Federação Internacional de Salvamento Aquático - ILS.
Sócio Fundador, Ex-Presidente e atual Diretor Médico da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático - SOBRASA.
Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ.
Curso de Guarda-vidas pelo Serviço de San-Diego - CA - USA.
Membro do Comitê Nacional de Ressuscitação.
Membro da Força Tarefa para o ILCOR 2005 - Guidelines 2005.
Ex-Colunista da Revista de Surf HARDCORE.
Palestrante convidado, a 249 palestras no Brasil, e no Exterior (Bélgica, Inglaterra, Espanha(3X), EUA(4X), Argentina (3x), Uruguai, Hungria, Itália, Venezuela e Holanda).

Instrutor médico responsável pela formação de 1140 guarda-vidas e guardiães de piscina no Estado do Rio de Janeiro de 1993 a 2003.

Organizador de 36 eventos esportivos, científicos e outros

Dois Prêmios por Distinção Literária em Ciências
Três Moções de Louvor - Câmara Municipal e 2 da Assembléia Legislativa Estadual, do RJ, por serviços prestados a comunidade
Designer, Coordenador e Editor de duas websites: www.szpilman.com   e www.sobrasa.org

3 livros, 1 DVD de Terapia Intensiva, 25 capítulos de livros, 69 trabalhos, artigos e matérias diversas, Nacionais e Internacionais sobre afogamento e emergências.

 
 

 
 

David Szpilman em família