Ser SALVA-VIDAS - Uma arte de Deus!
"Deus criou o mundo, a VIDA, e dela surgiu o ser humano,
Os anjos foram enviados por Deus para nos GUARDAR,
O primeiro anjo a entrar no mar chamou-se GUARDA-VIDAS" 

Szpilman 2002

Foi no dia 1o de Janeiro de 1964, um dia de ressaca, quando eu e meu primo com nossas pranchas de isopor de fundo arredondado e forradas com pano, entramos no mar em frente ao antigo cinema Rian para pegarmos alguns "Jacarés". Nós sempre surfamos lá no "sorriso", era o "point" do pessoal do isopor onde só quebrava quando estava grande. Conseguimos entrar fácil pois a corrente de retorno (vala) nos puxou rapidamente para o "outside". O que não contávamos era com aquelas ondas muito maiores do que podíamos suportar. Não tínhamos nem surfado uma onda quando o meu primo perdeu a prancha, e gritou por mim. Nadei ao seu encontro, e o ajudei a subir também na prancha. Seria o meu primeiro salvamento, estava muito orgulhoso, não fosse o fato de uma onda nos roubar a prancha e me deixar junto com ele na situação de afogado. Eu nadava direito para uma moleque de 8 anos, mas o mar estava "cascudo" e meu primo ficou desesperado, começando a rir de nervoso sem parar. Eu não sabia o que fazer, via claramente as pessoas na areia a uma longa distancia de nós. Tomamos todas na cabeça, meu primo já havia parado de rir e parecia perder as forças e eu as esperanças, quando não sei de onde, alguém me segurou pelo braço. Que alívio, estava salvo, pensei, quando então reconheci o meu salva-vidas, era meu Pai! Depois na areia lembro-me de ter falado com ele que nunca mais entraria em um mar daquele, ao que ele retrucou - e com toda razão - vai sim, você vai saber entrar e sair de qualquer mar, pois eu vou te ensinar tudo que eu sei.

Quem nunca foi salva-vidas ou afogado? Todos nós temos ao menos uma história muito comovente para contar.

É com este mesmo amor, empenho e entusiasmo que nasceu uma das mais importante Entidades em nosso Brasil, a Associação de Guarda-vidas do Estado do Rio de Janeiro - ARGVERJ. Composta em sua Diretoria por " cascudos" guarda-vidas, todos com mais de 15 anos de praia e tendo seguramente salvo juntos mais de 10.000 vidas, é respeito e paixão pela profissão, para ninguém botar defeito. Nesta fundação estavam presentes grandes nomes do salvamento aquático, do antigo Salvamar e do atual GMAR, além de personalidades do meio aquático.


A proposta principal da ARGVERJ é congregar todos os profissionais da área de salvamento aquático no Estado do Rio de Janeiro, a participarem juntos de eventos sociais, científicos, e recreativos, em prol da redução do número de afogamentos. A importância de se reunir em torno de entidades desta natureza é uma necessidade para todos que desejam crescer na profissão de salva-vidas (ou melhor, guarda-vidas) e que sonham com um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes que amam o mar e o ambiente aquático como nós.

Parabéns GUARDA-VIDAS e boa sorte ARGVERJ!
Informações ARGVERJ <hfenna@ig.com.br>