NEM SÓ DE AREIA VIVEM AS MULHERES...

Dr David Szpilman

Foi-se o tempo em que íamos a praia com nossa gata, e ela ficava na areia se bronzeando, enquanto nós estávamos surfando. Hoje o quadro mudou radicalmente, e elas se tornaram grandes companheiras dentro da água. Surfam melhor, provocam menos acidentes, são mais decididas e habilidosas e muito mais bonitas.

Era o que faltava para o mar ficar perfeito!

O surfe feminino já é uma realidade no Brasil. E o número de meninas nas ondas cresce a cada dia e com ele o tom rosa virou uma constante. Foi neste cenário de muita mulher (e raros homens) realizada em janeiro, na Praia da Barra da Tijuca, que ocorreu a primeira clínica de surfe do Brasil exclusivamente para mulheres. A "Girls Go Surf", coordenada pela surfista brasileira mais importante dos últimos anos, a tricampeã brasileira Andréa Lopes e a primeira brasileira a vencer uma etapa da World Championship Tour (WCT), a primeira divisão mundial. O principal objetivo da clínica é despertar o prazer de surfar nas meninas e aumentar o nível das surfistas brasileiras.
Surfistas de ponta como Brigitte Mayer, Chris Stockler e Juliana Guimarães, participaram da equipe de instrutores passando sua experiência em competição. O projeto não se limitou às aulas práticas e teóricas sobre surfe. Foram realizadas aulas de natação, palestras com nutricionista, orientações de Yoga e dicas sobre cuidados com a pele e cabelos dados por uma dermatologista. Entre outras participantes, a clínica contou com a grande presença da triatleta Fernanda Keller. O Grupamento Marítimo do Rio de Janeiro estava presente com suas primeiras guarda-vidas, ajudando na segurança das atividades e colaborando na realização de uma palestra sobre salvamento com prancha e primeiros socorros no mar. A redução de acidentes na praia e como lidar com as emergências de forma mais segura marcou o tema do projeto.

A Clínica teve um grande saldo positivo. A equipe "GIRLS GO SURF" conseguiu passar para as meninas o prazer de surfar, a vida saudável de uma surfista profissional e a preparação física e mental mais adequada para a prática do esporte. As meninas tiveram dias mágicos e as próximas clínicas estão programadas para fevereiro em Maresias, (SP) e Búzios (RJ) onde mais meninas terão a oportunidade de curtir todo o prazer de surfar ao lado de ícones do surfe feminino nacional. Parabéns a equipe "GIRLS GO SURF", que vocês continuem mandando tão bem, e que nós (homens) possamos acompanha-las sempre na água. 

Mais informações com Laila Werneck <lwerneck@openlink.com.br>