ANABOLIZANTES: Legal ou Fatal?

Dr David Szpilman

Com o novo modelo físico, escultural, criado há alguns anos pela televisão e aceito pela sociedade como o modelo perfeito de beleza e saúde, cresceu o desejo principalmente entre os adolescentes e adultos jovens de seguir a qualquer preço este padrão, tipo "missão impossível". Desta forma nasceram as dietas de "fome", onde quase nenhum alimento é ingerido durante dias, associado ao uso de drogas para reduzir o apetite e muitas vezes mais drogas para aumentar o desempenho ou o tamanho da massa muscular.

Por estas razões aumentou muito a prática do uso de anabolizantes. Difícil ou por vezes impossível de ser atingido, o corpo "perfeito" com suas formas desenhadas ou esculpidas como a uma estatua de "Michelangelo", tornaram o uso destas drogas uma companhia no dia-a-dia dos jovens que freqüentam as academias. Além do uso da droga com a finalidade estética, ela é também utilizada para aumentar a massa muscular "ajudando" no desempenho das atividades esportivas. Tudo isto é falso!

As ações biológicas dos androgênios são classificadas conforme o local que agem. São chamados de "androgênios" quando tem efeito relacionado ao aparelho reprodutor e os caracteres sexuais secundários, ou "anabólico" quando o efeito atua sobre os músculos, ossos e fígado. A testosterona é um esteróide e é o principal androgêneo utilizado para este fim.

Os esteróides-anabólicos (EA) são o melhor exemplo de abuso de droga nos esportes e seus efeitos colaterais têm sido bem documentados. Entre eles, sem dúvida o mais importante e grave é o de poder provocar morte súbita. Outros efeitos como o aumento do colesterol total e a baixa da porção benéfica do colesterol (HDL), resultando em um aumento no risco de infarto do coração podem ocorrer durante o uso da droga. Veja no quadro outros efeitos colaterais pelo uso de esteróides-anabólicos.

Órgão afetado

Efeitos reversíveis

Efeitos irreversíveis

Sexuais

Aumento ou diminuição da libido

Diminuição da produção de esperma

Dor escrotal

Ginecomastia

Hipertensão arterial

Ruptura de tendões

Cutâneos

Acne

Crescimento de pêlos femininos

Edema (inchaço)

 

Psiquiátrico

Distúrbio na personalidade

Agressividade

Euforia

Psicose

Outros

Lesão no fígado

Náuseas

Aumento da urina

Tumores no fígado· Crescimento de pêlos, hipertrofia de clitóris e voz grossa nas mulheres· Menor estatura no adolescente

 

O uso de EA tem sido difundido de maneira irresponsável e criminosa, particularmente entre os adolescentes que querem adquirir massa muscular mais rapidamente e se deixam levar por orientações de profissionais inescrupulosos que visam o lucro fácil, ignorando os riscos em potencial dessas substancias. Existe um verdadeiro "mercado negro" de anabolizantes que são vendidos, inclusive, dentro de estabelecimentos onde se pratica atividade física.

Este tipo de pratica de prescrição do EA pelo profissional de saúde, com finalidades esportivas ou estéticas, infringe decreto-lei estadual e federal sobre o assunto e é considerada ilegal. 
Não se deixe enganar por uma falsa promessa de adquirir massa muscular, beleza corporal ou melhor desempenho esportivo, o uso de anabolizantes pode matar, e a aparência de saudável é só por fora. Procure um médico e saia desta Bro!

(Baseado no artigo do Dr Marcos Brazão, Jornal de Medicina do Exercício - ABR/MAI/JUN/2002, P 6-8)